4.15.2012

PÁSCOA: você está fazendo isso ERRADO!

Entre os dias 2 e 13 de abril estudantes do Movimento Estudantil Alfa e Ômega das universidades do Rio de Janeiro realizaram uma Mobilização evangelística em seus campi: o MOBILIZE-SE. A idéia era utilizar a temática da PÁSCOA como uma forma estratégica de expor os estudantes à história de Jesus Cristo e seu Plano de Salvação. Foi uma experiência muito boa ouvir o que os nossos colegas no campus realmente pensam sobre esse feriado. Muitas pessoas o comemoram, ou pelo menos se lembram dele, porém, poucos realmente entendem o porquê desta data. Para os cristãos, essa data é um marco, pois nos remete ao sacrifício de Jesus Cristo para que a humanidade pudesse então desfrutar de um relacionamento perfeito com Deus – motivo pelo qual fomos criados – e da vida abundante a nós oferecida. Como ferramenta, usamos panfletos e cartazes iguais ao da imagem abaixo. 
Ouvi algumas pessoas – até um professor – falando que viram o cartaz e gostaram muito da idéia. Por quê não fazer os estudantes pensarem sobre isso? A Páscoa não é apenas um feriado para se estar juntamente com família em um maravilhoso almoço de domingo ou para se empanturrar de chocolate. Claro, você pode até fazer estas duas coisas, mas, existe algo muito maior e mais relevante por trás disso tudo. É imprescindível saber isso e tê-lo em mente.
Num dos dias de nossa mobilização, estava com um amigo meu e saímos para conversar com estudantes. Encontramos duas meninas. Após nos apresentarmos, mostramos a elas o nosso panfleto e perguntamos o que elas pensavam a respeito daquela imagem. Uma delas disse que já havia sido apresentada àquele panfleto, através de uma missionária em nosso campus. A outra menina pegou a imagem e começou a analisá-la. Enquanto ela olhava pra foto, a outra menina nos expôs uma dúvida que tinha: “será que eu posso dar chocolate para um amigo cristão?”. Disse eu: “se eu fosse esse amigo, gostaria muito que você me desse o chocolate!”. Ao longo da conversa, pude esclarecer que, o problema não está em comer o chocolate e nem é culpa do pobre do coelho – e sim, o que está errado na foto é esse coelho crucificado; outra Pessoa deveria estar no lugar do bichinho. Muitas vezes mudamos o foco das coisas, e, infelizmente, nossa sociedade tem tirado a figura de Jesus Cristo do centro dessa data e de tudo, diga-se de passagem. A Páscoa significa a ressurreição de Cristo, o túmulo vazio, a nova vida que Ele nos garantiu ao morrer na cruz. Logo, se você sabe que este é o verdadeiro sentido da coisa e, crê, além de viver essa verdade, fique tranquilo. Não há coisa melhor do que comer chocolate tendo plena compreensão do total e real sentido da coisa. Enfim, ao término da conversa, a outra menina que olhava o cartaz disse que era cristã e nos ajudou a esclarecer melhor à sua colega o que de fato deveríamos celebrar nessa data. É uma data simbólica, mas, que deveria servir para que cada pessoa de nossa geração conheça a história e o amor de Jesus Cristo, autor do feito mais importante de todos os séculos.

Fico feliz por ter visto os novos estudantes de nosso grupo com tanto entusiasmo e alegria ao compartilhar dessa boa nova no campus. É um desafio muito grande, pois, chegaram há pouco tempo e muitos acabam ficando receosos ou se sentido inseguros. Mas,
posso sentir a paixão deles por Deus e seu anseio de ver a minha universidade como um espaço onde Ele esteja, e onde pessoas sejam influenciadas por esse estilo de vida e amor.

Ore para que cada estudante tenha uma visão para o campus; que possamos ter em nossos corações a visão de uma realidade transformada, de um momento novo, onde cada pessoa possa ser impactada e sentir-se convidada a viver um estilo de vida diferente ao ser inspirada e influenciada pela forma como nós agimos, falamos e convivemos com elas no campus.



Sam

Nenhum comentário:

Postar um comentário